ESCRITOS

– COMO NUM ROMANCE –

 

Como num romance é uma seleção de crônicas, poemas e desenhos de Charlotte Dafol, uma francesa que fala “bah!” no Rio de Janeiro, sobre sua vivência na capital carioca. Em meio a um intenso contexto político – espelhado em episódios de vida pessoal –, a autora apalpa a cidade numa abertura infinita aos encontros e trocas. Às vezes beirando o cinismo, o livro agarra-se a fortes momentos de humanidade.

Editora Libretos

ISBN : 978-6-586-26418-0 • agosto 2020 • 124 pages

 

“Em maio de 2017, eu desembarcava no aeroporto Santos Dumont, carregando uma mochila e um violão, e contando com vagas promessas de hospedagem e trabalho. No entanto, a realidade foi outra. De trabalho, não consegui quase nada e, mesmo tocando na rua para cobrir custos do dia a dia, as minhas economias se esvaíram ligeirinho nos prazeres da vida. A virada de 2018 se deu no Rio com o Carnaval censurado e uma intervenção militar. Foi então que eu resolvi encarar a cidade.”



– ATRÁS DA PORTA –

 

Crônica publicada na antologia Beleza e simplicidade, tendo recebido uma menção honrosa do concurso literário do mesmo nome.

Editora Jogo de Palavras

Livro disponível em pdf neste link.



– JORNALISMO –

Matérias em francês sobre o golpe brasileiro de 2016.

Éclaircissement sur un coup d’état
Porto Alegre, 21 mars 2016.

Le vote des députés brésiliens
Porto Alegre, 17 avril 2016.

Bonjour Brésil
Porto Alegre, 12 mai 2016.

Opinião em francês sobre a política brasileira e carioca (2017-2019).

De Marielle à Bolsonaro
Rio de Janeiro, 26 mars 2019.

Une énigme électorale
Rio de Janeiro, 12 octobre 2018.

Le bilan qui s’annonce
Rio de Janeiro, 17 jan 2018.

Censure etc.
Rio de Janeiro, 28 octobre 2017.




– LA TÊTE ET LES PIEDS –

[A cabeça e os pés] Sete meses de andanças e caronas na América do Sul em 2013 deram luz a esse diário de dez capítulos. Mandado por e-mail ao longo da viagem, pode ser lido online ou baixado neste link [em francês].




– CINÉMA, SATIRE ET SOCIÉTÉ –

Pietro Germi et la comédie à l’italienne: cinéma, satire et société

Livro de análise da obra do diretor de cinema Pietro Germi, fruto de um trabalho universitário sobre o impacto social das comédias italianas na década de 1960.

Avec Divorce à l’italienne, Séduite et abandonnée et Ces messieurs dames, trois comédies satiriques en prise avec les moeurs et les lois les plus archaïques du pays, Pietro Germi devient une des grandes figures de ce genre et atteint une immense notoriété qui invite à se questionner sur son véritable pouvoir d’influence dans la société, sur ses propres intentions politiques et sur les moyens dont il disposait pour arriver à ses fins. Cette étude analyse, au-delà du cas de Germi, l’impact social de la “comédie à l’italienne”.

ISBN : 978-2-296-97015-1 • mai 2012 • 274 pages

Comments are closed.